Economia

Vendas de material de construção sobem 3,1% em maio

Com o resultado, o avanço no acumulado do ano, de 4,4 por cento, praticamente coincide com a expectativa da Abramat de crescimento

Prédio em construção é refletido em fachada de vidro em São Paulo: segundo o presidente da entidade, resultados positivos dependerá da manutenção dos níveis de emprego e renda (Nacho Doce/Reuters)

Prédio em construção é refletido em fachada de vidro em São Paulo: segundo o presidente da entidade, resultados positivos dependerá da manutenção dos níveis de emprego e renda (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 08h35.

São Paulo - As vendas de materiais de construção subiram 3,1 por cento em maio em relação a igual período do ano passado, no terceiro resultado mensal positivo consecutivo, afirmou nesta quinta-feira a associação que representa a indústria no país, Abramat.

Com o resultado, o avanço no acumulado do ano, de 4,4 por cento, praticamente coincide com a expectativa da Abramat de crescimento de 4,5 por cento nas vendas de materiais em 2013.

Segundo o presidente da entidade, Walter Cover, o registro de resultados positivos nos próximos meses "dependerá fortemente" da manutenção dos níveis de emprego e renda, além da implementação de políticas públicas que beneficiem o setor. Em relação a abril, as vendas de maio subiram 1,6 por cento.

"Com o mercado imobiliário crescendo menos será preciso acelerar as licitações e execução das obras de infraestrutura de transportes, portos e aeroportos", disse o executivo, em nota.

Na comparação anual, o nível de emprego na indústria de materiais de construção caiu 0,7 por cento em maio, embora tenha subido 0,8 por cento sobre resultado de abril.

A Abramat acrescentou que o setor aguarda o anúncio de novas medidas de desoneração tributária nas esferas federal e estadual, e a redução no custo do gás, "uma importante fonte de energia para vários segmentos da indústria como cerâmica e vidros".

Por segmento, as vendas de materiais básicos em maio cresceram 2,1 por cento sobre um ano antes e 0,5 por cento na comparação com abril. Já as vendas de materiais de acabamento avançaram 5,6 e 3,3 por cento, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Construção civileconomia-brasileiraIndústriaIndústrias em geralMateriais de construção

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor