Economia

Varejo tem pior alta anual para o mês desde 2003, diz IBGE

O setor teve um crescimento anual de 4,1% no mês de setembro


	Supermercado: a principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados
 (Getty Images)

Supermercado: a principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 10h46.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio - O crescimento anual de 4,1% no mês de setembro no varejo restrito foi o pior resultado para meses de setembro desde 2003 (-2,8%). A principal desaceleração que influenciou esse resultado veio do segmento de hipermercados e supermercados, que teve alta de apenas 0,7% no período.

Segundo a técnica Aleciana Gusmão, da coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse foi um dos setores mais impactados pela alta do dólar. A inflação do grupo alimentação em domicílio em 12 meses chega a 8,7%, acima dos 5,84% registrados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O resultado para o setor de hiper e supermercados também é o menor desde 2003, quando a taxa anual de setembro havia ficado em -3,8%. Depois disso, o menor resultado para meses de setembro havia sido em 2008 (+1,3%).

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoIBGEEstatísticas

Mais de Economia

BC mantém espaço para novo corte da Selic após eleições, dizem economistas

Com Selic a 13,75% ao ano, Brasil segue com o maior juro real do mundo

BC corta a Selic pela 5ª vez seguida e taxa de juros no Brasil cai para 13,75%

Prévia do PIB: IBC-Br cai 0,2% em julho com recuo do agro