Economia

União ajuda estados a reduzir dívida, afirma Mantega

"Eles quitam a dívida com a União e contraem a dívida de mesmo valor, mas em condições melhores", afirmou o ministro da Fazenda


	Mantega lembrou que o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que muda a indexação da dívida de estados e municípios
 (Antonio Cruz/ABr)

Mantega lembrou que o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que muda a indexação da dívida de estados e municípios (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 18h12.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O governo federal está ajudando os estados a reestruturar suas dívidas, declarou à imprensa nesta quarta-feira, 19, o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"Eles quitam a dívida com a União e contraem a dívida de mesmo valor, mas em condições melhores." Ele afirmou que a dívida de todos os estados está caindo. "A situação fiscal dos estados está melhorando."

Mantega lembrou que o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que muda a indexação da dívida de estados e municípios. "Esse indexador foi estabelecido no passado, nos anos 1990 e início dos anos 2000. Estamos propondo mudança para um indexador menor."

Atualmente, a dívida é indexada ao IGP-DI mais 6% ou 9% ao ano. "É muito mais alto que Selic ou IPCA mais 4%, que é o que estamos propondo. Se o projeto de lei for aprovado, estados e municípios pagarão conta menor, valendo a partir de janeiro."

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilDívida públicaGovernoGuido Mantega

Mais de Economia

Conferência em SP reúne investidores globais em mercado de US$ 234 bi

Lula sanciona fim da 'taxa das blusinhas'; entenda o que muda nas suas compras

Petrobras volta atrás e cancela aumento anunciado para a gasolina

Petrobras reajusta gasolina em R$ 0,19, mas alta é compensada por corte de impostos; entenda