Economia

UE saúda plano de reformas espanhol como "importante"

"Fico satisfeito especialmente com o ambicioso plano de criar um Conselho Fiscal independente", escreveu o vice-presidente da CE, Olli Rehn

O vice-presidente da CE, Olli Rehn: o orçamento para 2013 inclui, além disso, um aumento das aposentadorias (©AFP / John Thys)

O vice-presidente da CE, Olli Rehn: o orçamento para 2013 inclui, além disso, um aumento das aposentadorias (©AFP / John Thys)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 15h33.

Bruxelas - O plano de reformas anunciado nesta quinta-feira na Espanha é um "passo importante" e "se soma aos avanços realizados" até o momento, considerou a Comissão Europeia em um comunicado, em que destacou especialmente a ideia de criar uma autoridade fiscal independente.

"O amplo plano de reformas apresentado hoje pelas autoridades espanholas é um passo importante na ampliação e no aprofundamento das reformas estruturais e se soma aos importantes avanços realizados até o momento", escreveu o vice-presidente da CE, Olli Rehn.

"Fico satisfeito especialmente com o ambicioso plano de criar um Conselho Fiscal independente que permitirá liberalizar ainda mais os serviços profissionais e reduzir de maneira eficaz a fragmentação do mercado interno na Espanha", escreveu Rehn, titular de Assuntos Monetários.

O projeto de orçamento que o governo espanhol anunciou nesta quinta-feira prevê 39 bilhões de euros de ajuste, incluindo um novo congelamento de salários dos funcionários públicos, apesar do crescente mal estar social.

O orçamento para 2013 inclui, além disso, um aumento das aposentadorias e a criação de uma "autoridade fiscal independente" para controlar as contas espanholas.

"A Espanha enfrenta importantes desafios para corrigir desequilíbrios macroeconômicos consideráveis que requerem uma resposta política ampla. As medidas anunciadas hoje são um passo importante nesta direção", considerou Rehn.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEspanhaEuropaPiigs

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor