Economia

UE registra superávit comercial

Os números da agência de estatísticas Eurostat marcaram uma grande reviravolta no comércio em 12 meses


	Euros: o superávit comercial estimula o crescimento enquanto o déficit representa um entrave ao crescimento de outros setores da economia.
 (Pedro Armestre/AFP)

Euros: o superávit comercial estimula o crescimento enquanto o déficit representa um entrave ao crescimento de outros setores da economia. (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2013 às 13h30.

Bruxelas - A União Europeia registrou um superávit comercial de 28,8 bilhões de euros para o terceiro trimestre de 2012, com grande crescimento na contribuição dos serviços, em comparação a 12 meses atrás, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira.

Os números da agência de estatísticas Eurostat marcaram uma grande reviravolta no comércio em 12 meses.

A conta corrente externa para os 27 membros da União Europeia mostrou superávit em contraste com um déficit de 6,8 bilhões de euros no período correspondente de 2011.

O superávit comercial estimula o crescimento enquanto o déficit representa um entrave ao crescimento de outros setores da economia.

Uma segunda estimativa detalhada mostrou que o déficit no comércio de mercadorias encolheu consideravelmente na comparação anual a apenas 2,6 bilhões de euros, de 34,6 bilhões, enquanto o superávit dos serviços saltou de 31,1 bilhões de euros a 39,3 bilhões de euros.

Melhores condições da taxa de câmbio no período ajudaram a UE a registrar superávit nas negociações com os Estados Unidos (34,1 bilhões de euros), Suíça (15,1 bilhões), Hong Kong (7,8 bilhões), Brasil (7,4 bilhões), Canadá (5 bilhões) e Índia (1,4 bilhão).

O maior déficit comercial foi com a China (30,1 bilhões). A relação com outros grandes parceiros comerciais também foram deficitárias como a Rússia (6.7 bilhões) e o Japão (5,4 bilhões).

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião Europeia

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame