Economia

UE quer analisar versão final do Orçamento da Grécia

O Parlamento grego aprovou o Orçamento de 2013, que era um passo necessário para o país receber recursos, mas autoridades indicam que o desembolso ainda pode demorar


	A conclusão do relatório sobre o progresso da Grécia no cumprimento das metas de seu pacote de ajuda  é uma precondição para que receba mais auxílio financeiro
 (Oli Scarff/Getty Images)

A conclusão do relatório sobre o progresso da Grécia no cumprimento das metas de seu pacote de ajuda  é uma precondição para que receba mais auxílio financeiro (Oli Scarff/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 10h00.

Atenas - A aprovação do Orçamento de 2013 pelo Parlamento da Grécia na noite passada é um sinal positivo, mas o texto final ainda precisa ser analisado, afirmou Simon O'Connor, porta-voz da União Europeia (UE). A UE é um dos três integrantes da troica, que ainda tem o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).

"O voto claramente atende outra precondição para que possamos chegar mais perto do desembolso da próxima parcela" de assistência internacional para a Grécia, disse O'Connor. Mas "ainda precisamos analisar a versão final da legislação adotada pelo Parlamento grego", acrescentou.

Os ministros de Finanças da zona do euro, o Eurogrupo, discutirão a nova ajuda - no valor de 31,5 bilhões de euros (US$ 40 bilhões) - quando se reunirem mais tarde hoje em Bruxelas. Na noite passada o Parlamento grego aprovou o Orçamento de 2013, que era um passo necessário para o país receber mais recursos, mas autoridades internacionais vêm indicando que o desembolso ainda pode demorar semanas.

Também nesta segunda-feira, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, disse que não espera uma decisão "definitiva" sobre a questão da Grécia na reunião que o grupo fará mais tarde, mas comentou que Atenas está no processo de cumprir seus compromissos e que espera que um acordo para o desembolso da próxima tranche de ajuda financeira ao país seja fechado "o quanto antes". A previsão é que a reunião tenha início às 14h (de Brasília).


Segundo Juncker, o Eurogrupo recebeu durante a madrugada um documento sobre a Grécia dos credores internacionais do país e o discutirão no encontro de hoje, em Bruxelas.

A conclusão do relatório sobre o progresso da Grécia no cumprimento das metas de seu pacote de ajuda pela troica de credores é uma precondição para que Atenas receba mais auxílio financeiro, crucial para que o país evite declarar moratória.

Autoridades da zona do euro dizem que, assim que receberem o relatório da troica e a análise sobre a sustentabilidade da dívida grega pelo FMI, poderá haver uma rápida decisão sobre o próximo empréstimo à Grécia.

A troica, no entanto, ainda não chegou a um entendimento de como providenciar financiamento extra para a Grécia cobrir seu déficit fiscal até 2014 e, possivelmente, estender o programa de ajuda do país em dois anos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise gregaCrises em empresasEuropaGréciaOrçamento federalPiigs

Mais de Economia

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024

IPCA acelera, vai a 0,52% em dezembro e fecha 2024 em 4,83%, acima da meta de inflação