Economia

UE pode ter novo imposto financeiro até o verão

Bloco quer introduzir um imposto sobre operações financeiras em onze países até o próximo verão (no hemisfério norte)


	Bandeira da União Européis e Euro: Recursos arrecadados com imposto financiariam custos da crise financeira internacional
 (AFP/Arquivo)

Bandeira da União Européis e Euro: Recursos arrecadados com imposto financiariam custos da crise financeira internacional (AFP/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2014 às 15h54.

Berlim - O comissário da União Europeia para Assuntos Tributários, Algirdas Semeta, afirmou que é possível que o bloco consiga implementar o plano de introduzir um imposto sobre operações financeiras em onze países até o próximo verão (no hemisfério norte), mas disse que lacunas devem ser evitadas, informou neste sábado o jornal austríaco Der Standard.

"Minha maior preocupação é que a necessidade de um compromisso entre onze países possa levar a falhas", disse o comissários à publicação. "O pior cenário seria se os Estados-membros chegassem a um acordo sobre um novo imposto, mas que fosse criado com muitas lacunas que dificultem transações financeiras no exterior."

Onze países europeus, incluindo a Alemanha, a França e a Áustria, têm a intenção de introduzir um imposto deste tipo e usar os recursos arrecadados para financiar os custos decorrentes da crise financeira internacional.

Inicialmente, a expectativa era impor um imposto abrangente sobre ações, bônus e derivativos, mas os países estão discutindo a possibilidade de isentar alguns produtos financeiros, como títulos da dívida pública ou fundos de pensão. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaUnião Europeia

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega