Economia

UE defende intensificar negociação com Mercosul

"O Conselho Europeu ressalta a importância de intensificar as negociações em curso com os demais parceiros comerciais", diz o trecho da conclusão

UE: foi a pedido da Espanha a inclusão de esta seção no marco do debate que houve na cúpula (Paul Hackett / Reuters/Reuters)

UE: foi a pedido da Espanha a inclusão de esta seção no marco do debate que houve na cúpula (Paul Hackett / Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de outubro de 2016 às 13h49.

Bruxelas - O Conselho Europeu, a pedido da Espanha, reconheceu nesta sexta-feira a importância de intensificar as negociações com países do Mercosul aprovando em suas conclusões uma referência a este tema.

"O Conselho Europeu ressalta a importância de intensificar as negociações em curso com os demais parceiros comerciais, incluindo o Mercosul, comprometidos com a abertura dos mercados em lucro mútuo", diz o trecho da conclusão.

Ao final da cúpula de líderes europeus, o presidente interino do Governo espanhol, Mariano Rajoy, deu uma entrevista coletiva na qual abordou o compromisso firmado.

Segundo ele, foi a pedido da Espanha a inclusão de esta seção no marco do debate que houve na cúpula sobre as relações comerciais da UE com outras partes do mundo.

Rajoy explicou que na minuta das conclusões não aparecia referência alguma à negociação com Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e que, para que ficasse explicitado, a Espanha contou com o apoio de Portugal.

Acompanhe tudo sobre:MercosulUnião Europeia

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto