O premier grego, Alexis Tsipras, falou com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para pedir ajuda a fim de garantir extensão no programa de resgate (Emmanuel Dunand/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2015 às 11h14.
Atenas - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, falou por telefone com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e pediu a eles ajuda para garantir uma extensão do atual programa de resgate de Atenas, segundo um funcionário do governo grego.
No sábado, o Eurogrupo - formado por ministros de Finanças da zona do euro - rejeitou uma proposta da Grécia para estender o programa por um mês.
"O primeiro-ministro grego expressou a posição de que a expressão democrática do povo grego é obstruída pelo fechamento de bancos, que não se aplica à tradição democráticas da Europa", disse a fonte grega, referindo-se à suspensão temporária das atividades bancárias da Grécia.
A parte da zona do euro no atual programa de ajuda da Grécia, que tem valor total de 245 bilhões de euros, vence nesta terça-feira. Também amanhã, Atenas tem uma dívida de 1,55 bilhão de euros a saldar com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Fonte: Dow Jones Newswires.