Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: com essa transferência de outubro, o volume aportado na instituição somou 30 bilhões de reais no ano passado (Divulgacao)
Da Redação
Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 08h11.
São Paulo - O Tesouro Nacional publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira portaria em que autoriza emissão de cerca de 15 bilhões de reais em títulos públicos federais ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com vencimentos entre janeiro deste ano e agosto de 2050.
Segundo a portaria, datada de 28 de dezembro, o Tesouro autorizou emissão de um total de 12.832.333 títulos entre LTNs, NTN-Fs e NTN-Bs.
O maior volume de recursos envolve cerca de 4 bilhões de reais na forma de 4 milhões de títulos LTN com vencimento no dia 1o deste mês.
Em outubro, o Tesouro transferiu 20 bilhões de reais ao BNDES para assegurar recursos ao banco para empréstimos ao setor privado em um momento em que o governo via os primeiros sinais de melhora na atividade econômica.
Com essa transferência de outubro, o volume aportado na instituição somou 30 bilhões de reais no ano passado, que foram incrementados com a emissão dos títulos no final de 2012, divulgada na portaria do Tesouro desta quinta-feira.
Em outra portaria, o Tesouro também autorizou o resgate a valor de mercado de 767.190 títulos NTN-B pertencentes ao BNDES, no valor de cerca de 2,317 bilhões de reais, "como forma de antecipação de pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio, relativos ao lucro do exercício de 2012". Os títulos têm vencimento em agosto de 2040.
O Tesouro ainda publicou autorização de resgate de 7.773.382 títulos entre NTN-Bs e NTN-Fs, no valor de 8,847 bilhões de reais do Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE).