Economia

Tesouro adverte para momento de cuidado com crescimento

O secretário do órgão, Arno Augustin, não quis antecipar se o governo está revisando as projeções de crescimento da economia para 2012

Arno Augustin, secretário do Tesouro Nacional: “dada a volatilidade internacional, evidentemente que esse é um momento de cuidado e de preocupação" (Marcello Casal Jr./AGÊNCIA BRASIL)

Arno Augustin, secretário do Tesouro Nacional: “dada a volatilidade internacional, evidentemente que esse é um momento de cuidado e de preocupação" (Marcello Casal Jr./AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 13h07.

Brasília - O Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, avalia que, devido à instabilidade internacional, o momento é de “cuidado e preocupação” com o crescimento da economia brasileira. Ele esteve hoje (16) na Câmara dos Deputados a convite da Comissão de Finanças e Tributação.

Arno Augustin apresentou aos parlamentares números da execução orçamentária da União e do desempenho das transferências constitucionais relativas aos fundos de participação dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Arno Augustin não quis antecipar se o governo está revisando as projeções de crescimento da economia para 2012. Até recentemente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantia que o Brasil poderia crescer 4,5%, mesmo diante da crise. Entretanto, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo publicada hoje, admitiu que o Brasil crescerá menos.

Segundo Arno Augustin, o processo de revisão dos indicadores é constante, principalmente quando se trata do crescimento da economia ante o atual cenário internacional.

“Dada a volatilidade internacional, evidentemente que esse é um momento de cuidado e de preocupação. Obviamente, o crescimento é um das variáveis mais importantes e, permanentemente, sempre estamos olhando. É uma revisão permanente”, disse.

Conforme o secretário, não é novidade o governo ter que mudar suas projeções, principalmente em um momento de instabilidade, pois “é muito difícil definir com exatidão o que vai acontecer”.

Augustin destacou que a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda está elaborando o documento bimestral de reprogramação orçamentária, a ser publicado no próximo dia 20, que atualizará a projeção do governo para o crescimento da economia brasileira em 2012.

Acompanhe tudo sobre:Desenvolvimento econômicoCrescimento econômicoTesouro NacionalCrises em empresas

Mais de Economia

Payroll: EUA cria 64 mil empregos em novembro, acima do esperado

Ata do Copom indica inflação em queda, mas mantém tom cauteloso sobre Selic

Câmara vota hoje PL que corta benefícios fiscais e pode arrecadar R$ 20 bi

Argentina flexibiliza política de câmbio e anuncia plano para acumular reservas