Economia

STF suspende reajuste a servidores do Rio

Rio de Janeiro procurou o supremo para suspender a decisão alegando que ela teria sérias consequências para a economia do estado

Peluso acatou o pedido do estado, lembrando que apenas 1,3 mil servidores teriam o reajuste em parcela única (Elza Fiuza/ABr)

Peluso acatou o pedido do estado, lembrando que apenas 1,3 mil servidores teriam o reajuste em parcela única (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 10h12.

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, suspendeu liminar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que beneficiava parte de seus servidores. O tribunal havia determinado que o estado pagasse o aumento, previsto para ser dividido entre 2012 e 2014, em uma parcela única.

O estado do Rio de Janeiro procurou o STF para suspender a decisão alegando que ela teria sérias consequências para a economia do estado. Peluso acatou o pedido, lembrando que apenas 1,3 mil servidores teriam o reajuste em parcela única, o que poderia gerar efeito cascata para que outras ações sobre o mesmo assunto chegassem à Justiça.

Peluso também entendeu que a decisão do tribunal do Rio de Janeiro está em desacordo com posicionamentos anteriores do STF, que consolidou a experiência sobre esse tipo de reajuste em uma súmula que diz que não cabe ao Poder Judiciário aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFuncionalismoMetrópoles globaisRio de JaneiroServidores públicosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega