Economia

Balança do agronegócio bate recorde até novembro

O desempenho do setor de agronegócios brasileiro voltou a bater novo recorde em novembro. O superávit da balança comercial chegou a 23,5 bilhões de dólares, o maior saldo desde o início da série histórica do Ministério da Agricultura, iniciada em 1989. Nos 11 primeiros meses do ano, as exportações somaram 27,9 bilhões de dólares, desempenho […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

O desempenho do setor de agronegócios brasileiro voltou a bater novo recorde em novembro. O superávit da balança comercial chegou a 23,5 bilhões de dólares, o maior saldo desde o início da série histórica do Ministério da Agricultura, iniciada em 1989.

Nos 11 primeiros meses do ano, as exportações somaram 27,9 bilhões de dólares, desempenho 22% superior ao do mesmo período do ano passado. O resultado supera em mais de 3 bilhões de dólares todo o volume exportado pelo setor no ano passado.

As vendas de soja, por exemplo, totalizaram 7,6 bilhões de dólares até novembro, 1,9 bilhãoa mais do que no ano passado.

As importações do setor somaram 4,3 bilhões de dólares até novembro, volume 6,3% superior aos 11 primeiros meses de 2002.

Em novembro, as exportações do agronegócio somaram 2,36 bilhões de dólares, 12,9% a mais do que em novembro de 2002. O resultado também o maior já registrado em um mês de novembro.

A União Européia se destaca como um dos principais mercados para o agronegócio brasileiro. Até novembro, o bloco foi responsável por 36,4% das exportações do setor. O aumento em comparação a 2002 foi de 21,5%. Os embarques para os países do Nafta cresceram 15,6% de janeiro a novembro e para a Ásia, 30,6%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8/12) pela Secretaria de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%

Por que o cenário de deflação na China vem preocupando o mercado?

Câmara aprova urgência para analisar renegociação da dívida dos estados

Câmara aprova urgência para projeto que define compensação à desoneração da folha