Economia

Secretária americana do Tesouro afirma que sanções contra a Rússia têm 'efeito significativo'

Yellen também afirmou que a economia mundial está "em uma situação melhor" que a projetada há alguns meses

Yellen: "Na minha opinião, nossas sanções tiveram até agora um efeito negativo muito significativo na Rússia. A Rússia tem agora um déficit orçamentário significativo" (AFP/AFP)

Yellen: "Na minha opinião, nossas sanções tiveram até agora um efeito negativo muito significativo na Rússia. A Rússia tem agora um déficit orçamentário significativo" (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 23 de fevereiro de 2023 às 07h50.

As sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia têm um "efeito negativo muito significativo" na economia do país, afirmou nesta quinta-feira a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen.

"Na minha opinião, nossas sanções tiveram até agora um efeito negativo muito significativo na Rússia. A Rússia tem agora um déficit orçamentário significativo", declarou Yellen antes de uma reunião de ministros das Finanças do G20 na Índia.

Yellen também afirmou que a economia mundial está "em uma situação melhor" que a projetada há alguns meses, após a pandemia de covid-19 e a invasão russa da Ucrânia.

"A economia mundial está em uma situação melhor do que muitos previram há alguns meses", destacou.

"No outono (hemisfério norte, primavera no Brasil), muitos estavam preocupados com uma forte desaceleração econômica em todo o mundo. Os desafios que enfrentamos são reais e o futuro sempre é incerto, mas as perspectivas melhoraram", completou.

Acompanhe tudo sobre:RússiaJanet YellenSançõeseconomia-internacional

Mais de Economia

EUA, percepção fiscal e 2027: os riscos para a economia brasileira em 2026

China registra mais de 200 bilhões de encomendas em 2025 e consolida maior rede postal do mundo

Contas de luz terão nova identificação; veja o que muda

Governo prevê alta das exportações de petróleo em 2026, diz Alckmin