Economia

São Paulo volta a ter inflação em agosto

São Paulo, 3 de setembro (Reuters) - Os preços voltaram a subir com força em São Paulo após dois meses consecutivos de deflação. Para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a alta dos preços ocorreu principalmente pelos reajustes de tarifas públicas. O IPC-Fipe, divulgado nesta quarta-feira (3/9) registrou inflação de 0,63% em agosto, após dois […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h24.

São Paulo, 3 de setembro (Reuters) - Os preços voltaram a subir com força em São Paulo após dois meses consecutivos de deflação. Para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a alta dos preços ocorreu principalmente pelos reajustes de tarifas públicas.

O IPC-Fipe, divulgado nesta quarta-feira (3/9) registrou inflação de 0,63% em agosto, após dois meses seguidos de deflação: 0,08% em julho e 0,16% em junho. A taxa de agosto é a menor para o mês desde agosto de 1998, quando houve deflação de 1%. Mas o índice é o maior registrado em cinco meses, quando a inflação ficou em 0,67% em março. Apesar de mostrar rápido avanço, a inflação ficou muito próxima do esperado pela Fipe (0,60%).

"O resultado do IPC-Fipe de agosto ficou em linha com a nossa projeção de cerca de 0,6% e no limite superior das expectativas de mercado (entre 0,45% e 0,65%)", afirma o CSFB. "Entretanto, uma aceleração de magnitude similar à do IPC-Fipe não é esperada para o IPCA de agosto, dada a abrangência nacional do este índice, que reduz o impacto no índice dos reajustes de tarifas em São Paulo. Projetamos variação de cerca de 0,28% para o IPCA de agosto (contra 0,20% em julho). Para o IPC-Fipe de setembro, nossa projeção preliminar indica variação de cerca de 0,6%", afirmam os analistas do banco em relatório desta quarta.

Além dos reajustes das tarifas, a alta é decorrente das menores quedas dos custos de alimentos. Os preços do grupo Habitação, que reúne as tarifas, subiram 2,01%, contra alta de 0,21% em julho. Alimentação teve baixa de 0,31%, após queda de 0,71% no mês anterior. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. A Fipe, da Universidade de São Paulo, divulga os dados do IPC semanalmente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto