EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 21 de dezembro de 2009 às 12h21.
SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard Poor's (S&P) colocou os ratings da Companhia Nacional Siderúrgica (CSN) em perspectiva negativa após o anúncio de oferta pública para adquirir a portuguesa Cimpor. De acordo com a S&P, os ratings da CSN, em período de revisão, poderão permanecer em "BB+" na escala global e "brAA+" na Escala Nacional, ou serem rebaixados em um degrau.
Segundo a agência, a decisão dependerá do quanto o preço da aquisição afetará o perfil financeiro da CSN. Na manhã da última sexta-feira (18/12), a CSN lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da Cimpor, oferecendo 5,75 euros por ação.
Caso a CSN assuma 100% do capital da produtora de cimento Cimpor pelo valor anunciado, a siderúrgica teria que desembolsar cerca de 3,9 bilhões de euros e assumir uma dívida líquida de 1,8 bilhão de euros. Na avaliação da agência de risco, isso poderia enfraquecer a atual forte liquidez da companhia e seus indicadores de proteção do fluxo de caixa.
A conclusão da oferta ainda está condicionada à aceitação de acionistas detentores de pelo menos 50% das ações da Cimpor e das autoridades antitrustes da Europa.
Por outro lado, a S&P não descarta que a aquisição deve ampliar a diversificação de negócios da CSN e incrementar sua produção de cimento que vem crescendo no Brasil.