Economia

S&P pode reduzir o rating da CSN

As incertezas em relação à aquisição da Cimpor pela CSN colocam os ratings da companhia em perspectiva negativa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2009 às 12h21.

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard Poor's (S&P) colocou os ratings da Companhia Nacional Siderúrgica (CSN) em perspectiva negativa após o anúncio de oferta pública para adquirir a portuguesa Cimpor. De acordo com a S&P, os ratings da CSN, em período de revisão, poderão permanecer em "BB+" na escala global e "brAA+" na Escala Nacional, ou serem rebaixados em um degrau.

Segundo a agência, a decisão dependerá do quanto o preço da aquisição afetará o perfil financeiro da CSN. Na manhã da última sexta-feira (18/12), a CSN lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da Cimpor, oferecendo 5,75 euros por ação.

Caso a CSN assuma 100% do capital da produtora de cimento Cimpor pelo valor anunciado, a siderúrgica teria que desembolsar cerca de 3,9 bilhões de euros e assumir uma dívida líquida de 1,8 bilhão de euros. Na avaliação da agência de risco, isso poderia enfraquecer a atual forte liquidez da companhia e seus indicadores de proteção do fluxo de caixa.

A conclusão da oferta ainda está condicionada à aceitação de acionistas detentores de pelo menos 50% das ações da Cimpor e das autoridades antitrustes da Europa.

Por outro lado, a S&P não descarta que a aquisição deve ampliar a diversificação de negócios da CSN e incrementar sua produção de cimento que vem crescendo no Brasil.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE