Economia

Ranking 2022: as melhores cidades do Brasil para fazer negócios

O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade pela EXAME

São Paulo: cidade ficou em primeiro lugar no comércio e mercado imobiliário (Leandro Fonseca/Exame)

São Paulo: cidade ficou em primeiro lugar no comércio e mercado imobiliário (Leandro Fonseca/Exame)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 17h53.

Última atualização em 7 de dezembro de 2022 às 18h15.

EXAME apresenta a edição 2022 do ranking brasileiro com as Melhores Cidades para Fazer Negócios. Para a lista, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária (veja os vencedores abaixo). Os municípios foram revelados nesta quarta-feira, 7, durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos.

O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade por EXAME. Nesta nona edição, foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações. A fotografia foi feita com dados referentes até outubro deste ano.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

Com vacinação avançada — mais de 80% da população adulta com pelo menos duas doses — e economia em plena capacidade, a consultoria considerou nas análises que a pandemia de covid-19 acabou, como explica Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems. Desde abril deste ano, o Ministério da Saúde decretou o fim do coronavírus como uma emergência em saúde pública de importância nacional.

"Em 2020 olhamos muito para a pandemia, com os dados de mortes e contaminações. No ano passado teve um dado muito positivo que foi a vacinação avançada, que permitiu uma reabertura econômica. Nesta edição tiramos esse olhar da pandemia porque as cidades estão reabertas. Mesmo com um aumento recente de casos, o poder público, as pessoas e o setor privado conseguiram lidar para que a situação não saísse do controle", afirma.

A cidade de São Paulo manteve a primeira colocação nos setores de comércio e mercado imobiliário. No eixo econômico de educação, liderado pela capital paulista em 2021, aparece a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, como a primeira colocada no ranking deste ano. Barueri, em São Paulo, manteve a primeira colocação em serviços. A melhor cidade para fazer negócios na área de indústria é a gaúcha Caxias do Sul, enquanto que no agronegócio é a goiana Rio Verde.

Confira a lista completa das melhores cidades para fazer negócios:

yt thumbnail

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:EmpresasUrban Systems

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor