Economia

Projeção Focus de inflação em 2017 se aproxima do centro da meta

Expectativa para a alta do IPCA este ano no levantamento divulgado nesta segunda-feira caiu 0,06 ponto percentual e chegou a 4,64 por cento

Sede do Banco Central, em Brasília (Adriano Machado/Reuters)

Sede do Banco Central, em Brasília (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 09h22.

São Paulo - A expectativa para a inflação este ano se aproximou ainda mais do centro da meta, de acordo com as projeções de economistas na pesquisa Focus do Banco Central, mas pioraram ligeiramente a perspectiva econômica para 2017.

A projeção para a alta do IPCA este ano no levantamento divulgado nesta segunda-feira caiu 0,06 ponto percentual e chegou a 4,64 por cento, marcando a quinta redução seguida.

Para o próximo ano, a mediana das projeções aponta inflação de 4,5 por cento, sem alteração pela 28ª semana seguida. A meta de inflação de 2017 e 2018 é de 4,5 por cento, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Entretanto, as contas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 foram reduzidas a 0,49 por cento, sobre 0,50 por cento anteriormente, depois de cinco semanas sem mudanças. Por outro lado, a projeção para o ano que vem melhorou a uma expansão de 2,25 por cento, 0,05 ponto a mais.

Isso apesar da perspectiva de que a taxa básica de juros irá abaixo de 10 por cento este ano e ficará ainda mais baixa no final de 2018.

Os especialistas consultados continuam vendo na reunião de fevereiro do BCcorte de 0,75 ponto percentual na Selic, atualmente em 13 por cento. A expectativa é que a Selic encerre 2017 a 9,50 por cento e 2018 a 9,0 por cento, sem alterações sobre o levantamento anterior.

Já o Top-5, que reúne as instituições que mais acertam as projeções, calcula a Selic a 9,5 por cento em ambos os anos.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraInflaçãoIPCABanco CentralBoletim Focus

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?