Produtividade agropecuária do Brasil é uma das que mais cresce
De 2006 a 2010, o rendimento do setor no país aumentou 4,28% ao ano. O estudo foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Modo escuro
Agropecuária: os pesquisadores usaram o indicador expresso em Produtividade Total dos Fatores, que considera todos os produtos das lavouras e da pecuária e os relaciona com os insumos usados na produção (Divulgação/EXAME/Divulgação)
Publicado em 12 de maio de 2017 às, 17h39.
Estudos feitos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade mais cresce.
De 2006 a 2010, o rendimento da agropecuária aumentou 4,28% ao ano no Brasil, seguido pela China (3,25%), Chile (3,08%), Japão (2,86%), Argentina (2,7%), Indonésia (2,62%), Estados Unidos (1,93%) e México (1,46%).
O Brasil é um dos países em que a produtividade agropecuária mais cresce, segundo estudos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. De 2006 a 2010, o rendimento da agropecuária no país aumentou 4,28% ao ano.
Atrás do Brasil ficaram a China com 3,25%, o Chile com 3,08%, o Japão com 2,86%, a Argentina com 2,7%, a Indonésia com 2,62%, os Estados Unidos com 1,93% e o México, com rendimento de 1,46% no período.
Para o levantamento, os pesquisadores norte-americanos usaram o indicador expresso em Produtividade Total dos Fatores (PTF), que considera todos os produtos das lavouras e da pecuária e os relaciona com os insumos usados na produção.
O estudo foi publicado na foi publicado na revista científica EuroChoices agri-food and rural resource issue e divulgados hoje (12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola da pasta, José Garcia Gasques, os dados mostram que a agricultura brasileira tem crescido principalmente com base na produtividade.
"No Brasil, essa variável é responsável por cerca de 90% do crescimento da produção, enquanto que 10% se deve aos insumos", disse.
Segundo Gasques, por causa do aumento da produtividade, o Brasil deixou de ser país importador de alimentos e se transformou em um expressivo exportador de uma quantia diversificada de produtos agropecuários.
Entre 1975 a 2015, a taxa média de crescimento da produtividade agropecuária no Brasil foi de 3,58% ao ano.
Na década de 2000, a média foi de 4,08% ao ano.
Últimas Notícias
Mesmo com acenos, ministro da Agricultura reconhece resistência do agro com Lula
Há uma semana
Fávaro defende realocar recursos do Proagro para aumentar verba do seguro rural
Há uma semana
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.