Economia

Produção industrial alemã cresce mais que o esperado

Produção avançou 1,9% na comparação mensal, e o Ministério da Economia informou que a produção deve ter aumentado no último trimestre como um todo

Indústria na Alemanha: dados para o forte setor têm sido instáveis durante os últimos meses, e a média de dois meses para novembro e outubro mostrou queda de 0,7% na produção industrial (Getty Images)

Indústria na Alemanha: dados para o forte setor têm sido instáveis durante os últimos meses, e a média de dois meses para novembro e outubro mostrou queda de 0,7% na produção industrial (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 08h39.

Berlim - A produção industrial da Alemanha cresceu ligeiramente acima do esperado em novembro, avançando 1,9 por cento na comparação mensal, e o Ministério da Economia informou que a produção deve ter aumentado no último trimestre como um todo.

Divulgado logo após dados mostrando aumento de 2,1 por cento nas encomendas industriais em novembro, o crescimento superou a expectativa em pesquisa da Reuters com 29 economistas de avanço de 1,5 por cento.

"Os dados de novembro sugerem que a produção industrial deve ter crescido no último trimestre do ano", comunicou o ministério.

"A perspectiva para o setor industrial permanece positiva de modo geral, como indicado pela tendência de aumento nas encomendas e o clima de confiança entre as empresas".

Entretanto, os dados para o forte setor industrial da Alemanha têm sido instáveis durante os últimos meses, e a média de dois meses para novembro e outubro mostrou queda de 0,7 por cento na produção industrial.

De modo similar, as encomendas saltaram após forte queda em outubro. Todavia, economistas esperam que a maior economia da Europa tenha crescido de maneira robusta no quarto trimestre e que ganhe ímpeto neste ano em meio a uma recuperação global.

Pesquisa importante do instituto Ifo divulgada no mês passado mostrou que a confiança empresarial alemã melhorou em dezembro, atingindo o maior nível desde abril de 2012.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaIndústriaPaíses ricos

Mais de Economia

Alckmin: reforma tributária vai ampliar investimentos e exportações

Brasil tem déficit em conta corrente de US$ 4 bi em junho, mostra Banco Central

Arrecadação federal cresce 11,02% em junho e chega a R$ 208,8 bilhões

Plano Real, 30 anos: Carlos Vieira e o efeito desigual da hiperinflação no povo

Mais na Exame