Economia

Presidente chinês pede esforços para manter segurança financeira

Líderes do país se comprometeram a mudar a ênfase para enfrentar os riscos financeiros e as bolhas de ativos

Xi Jinping: "a segurança financeira é uma parte importante da segurança nacional e uma base importante para o desenvolvimento estável e saudável da economia" (Denis Balibouse/Reuters)

Xi Jinping: "a segurança financeira é uma parte importante da segurança nacional e uma base importante para o desenvolvimento estável e saudável da economia" (Denis Balibouse/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de abril de 2017 às 11h17.

Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na terça-feira mais esforços para evitar riscos sistêmicos e ajudar a manter a segurança financeira, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua.

Os líderes do país se comprometeram a mudar a ênfase para enfrentar os riscos financeiros e as bolhas de ativos que, segundo analistas, representam uma ameaça à segunda maior economia do mundo se não forem bem administrados.

"A segurança financeira é uma parte importante da segurança nacional e uma base importante para o desenvolvimento estável e saudável da economia", disse Xi segundo a Xinhua.

"O desenvolvimento financeiro da China está enfrentando muitos riscos e desafios devido à influência de fatores econômicos internacionais e domésticos", disse Xi, acrescentando que os riscos financeiros do país ainda estão sob controle.

O efeito dos ajustes de políticas monetária e fiscal em outros países pode ter um impacto sobre a segurança financeira da China, disse o presidente, sem dar detalhes.

A China tem que afastar os riscos financeiros sistêmicos e os reguladores devem fortalecer a supervisão financeira e aumentar a inspeção coordenada das principais instituições financeiras, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:ChinaXi Jinping

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1