Economia

Preocupação do BC é com 2011, diz economista

Para Monica Baumgarten de Bolle, resultado da ata do Copom veio dentro do esperado e não deve causar muita repercussão no mercado

Especialista acredita que BC deve manter aperto monetário e repetir a dose de mais 0,75 p.p. na Selic (.)

Especialista acredita que BC deve manter aperto monetário e repetir a dose de mais 0,75 p.p. na Selic (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2010 às 11h33.

Brasília - A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgada nesta quinta-feira (17) não trouxe surpresas, uma vez que o mercado já esperava o diagnóstico sobre o aquecimento da economia, avalia Monica Baumgarten de Bolle, da Galanto Consultoria. "Era indubitável que isso acontecesse, principalmente depois do resultado do PIB do primeiro trimestre", explica.

Segundo Monica, o risco de aceleração da inflação prejudica o cenário para 2011, mas a situação de 2010 já está estabelecida. "A preocupação do BC é de fato com um descolamento das expectativas para o ano que vem e, por enquanto, elas estão surpreendentemente bem comportadas. Para este ano não há muito mais o que a política monetária consiga fazer", disse ela.

Apesar de a ata do Copom ter aumentado o tom de preocupação com a situação do cenário internacional, Monica acredita que, até agora, os acontecimentos externos não estão influenciando na economia brasileira. "Mesmo que o cenário internacional fique muito pior, a aceleração de demanda interna mais que sobrepõe esses efeitos". Já para 2011, a visão da consultora é pessimista. "Ano que vem é outra história, pois o mundo vai vivenciar uma freada mais forte da economia", alerta.

De acordo com Monica Baumgarten de Bolle, a tendência para os próximos encontros do comitê é de manutenção do aperto monetário. A economista prevê mais um aumento de 0,75 ponto percentual na Selic na reunião de julho, repetindo os dois últimos resultados do Copom.
 

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCopomEstatísticasIndicadores econômicosInflaçãoJurosMercado financeiroSelic

Mais de Economia

Consignado CLT: novo tipo de empréstimo registra 35 milhões de simulações

China diz estar preparada para 'choques' enquanto mundo se prepara para novas tarifas de Trump

Reforma tributária pode elevar impostos do setor de serviços e pressionar preços? Entenda mudanças

Consignado para CLT registra 6 mil empréstimos e mais de 29 milhões de simulações