Economia

Preços ao produtor na zona do euro sobem mais que o esperado

Eurostat informou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro avançaram 0,3 por cento em agosto sobre o mês anterior

Zona do euro: preços ao produtor indicam mudanças na inflação ao consumidor, porque suas altas em geral são transmitidas ao consumidor (Johannes Simon/Getty Images/Getty Images)

Zona do euro: preços ao produtor indicam mudanças na inflação ao consumidor, porque suas altas em geral são transmitidas ao consumidor (Johannes Simon/Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 3 de outubro de 2017 às 08h51.

Bruxelas - Os preços ao produtor na zona do euro subiram mais do que o esperado em agosto, impulsionados pela energia e pelos bens intermediários mais caros, mostraram nesta terça-feira dados da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

A Eurostat informou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro avançaram 0,3 por cento em agosto sobre o mês anterior e 2,5 por cento na base anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam aumentos respectivamente de 0,1 e de 2,3 por cento.

Os preços ao produtor indicam mudanças na inflação ao consumidor, porque suas altas em geral são transmitidas ao consumidor.

O Banco Central Europeu quer manter a inflação ao consumidor abaixo mas perto de 2 por cento no médio prazo e está comprando 60 bilhões de euros em títulos no mercado secundário para injetar mais dinheiro na economia e estimular a alta dos preços. A inflação ao consumidor ficou em 1,5 por cento em agosto e em setembro.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoPreçosZona do Euro

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame