Exame Logo

Portugal vs. Espanha: símbolos da recuperação europeia em campo

Os portugueses são os atuais campeões europeus, liderados por Cristiano Ronaldo. Já os espanhóis chegam à Rússia cotados como um dos favoritos

União no treino espanhol: partida contra Portugal vem dois dias depois da demissão do técnico Julen Lopetegui (François Lenoir/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2018 às 06h06.

Última atualização em 15 de junho de 2018 às 11h04.

Portugal e Espanha entram em campo às 15h desta sexta-feira naquela que tem tudo para ser a melhor partida da primeira fase da Copa do Mundo . Além da rivalidade histórica entre os vizinhos ibéricos, o confronto coloca frente a frente duas seleções que vivem momentos especiais dentre e fora de campo.

Os portugueses, liderados pelo melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo , são os atuais campeões europeus, depois de uma surpreendente campanha na última edição da Eurocopa. Os espanhóis chegam à Rússia cotados como um dos favoritos em boa parte dos sites de estatísticas, com 20 partidas de invencibilidade e uma recente goleada de 6 a 1 contra a Argentina.

Veja também

Como se sabe, a Espanha perdeu o técnico Julen Lopetegui há dois dias, demitido após não avisar a federação de futebol local de sua negociação para treinar o Real Madrid. Para a federação, foi uma quebra de confiança indescupável. O episódio só aumentou a rivalidade entre Madrid e Barcelona, que dividem as atenções políticas e esportivas do país. Em campo, a rivalidade está representada na dupla de zaga: Sérgio Ramos, capitão do Real Madrid, é madrilenho ferrenho; Gerard Piqué, ídolo do Barcelona, é uma das vozes mais firmes a defender a independência catalã.

Economicamente, o confronto também vem num momento ímpar. Depois de afundar na crise de 2008, alcançando taxas de desemprego superiores a 20%, os dois países viraram símbolo da recuperação europeia. Portugal passou a ser um dos países mais visitados e invejados do continente, com a adoção de políticas austeras que trouxeram dinamismo à sua economia e atraíram investimentos estrangeiros recordes.

A Espanha, apesar da crise política com a Catalunha, também passou a ser um dos países que mais crescem na Zona do Euro. Na semana passada, o novo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, recebeu elogios ao ser o primeiro governo da Europa a formar um gabinete majoritariamente feminino.

Em campo, os espanhóis esperam voltar a exibir na Copa a modernidade tática que lhes valeu o título na África do Sul, em 2010. A partida começa às 15h.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteCristiano RonaldoEspanhaEuropaExame HojePortugal

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame