Economia
Acompanhe:

Porto de Santos vai receber R$ 1,5 bi até Copa de 2014

Recursos fazem parte do PAC 2 e devem ser utilizados entre 2011 e 2014

 (.)

(.)

D
Daniel Mello

Publicado em 10 de outubro de 2010, 03h42.

São Paulo - O ministro da Secretaria de Portos, Pedro Brito, anunciou nesta terça-feira (27) investimentos de 1,5 bilhão de reais no Porto de Santos.

Os recursos são referentes a projetos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e deverão ser utilizados de 2011 a 2014. "Isso vai dar ao Porto de Santos a posição concreta e objetiva para se consolidar como maior porto da América Latina", disse o ministro.

Segundo Brito, durante este ano, serão finalizados o licenciamento ambiental e os projetos executivos para que as obras possam ser incluídas no orçamento do próximo ano. Entre as obras mais importantes estão o reforço de parte do cais do terminal, a construção de novos piers e a ampliação da capacidade de passageiros. Os investimentos visam, de acordo com o ministro, solucionar problemas enfrentados atualmente pelo porto, além de preparar o terminal para receber os visitantes para a Copa de 2014.
 

Hoje também foram assinados cinco convênios entre a Secretaria de Portos e as prefeituras de Santos e Guarujá. As parcerias vão permitir o aproveitamento hidroviário da bacia da Baixada Santista e o desenvolvimento de um núcleo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com cursos voltados à área portuária.