Economia

PMI da zona do euro: índice recua em julho e aponta para contração mais intensa

O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam leve declínio do PMI composto neste mês

PMI industrial do bloco diminuiu de 43,4 em junho para 42,7 em julho (Foto ilutrativa/Getty Images)

PMI industrial do bloco diminuiu de 43,4 em junho para 42,7 em julho (Foto ilutrativa/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 24 de julho de 2023 às 07h40.

Última atualização em 24 de julho de 2023 às 07h45.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 49,9 em junho para 48,9 em julho, atingindo o menor nível em oito meses, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira, 24, pela S&P Global.

O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam leve declínio do PMI composto neste mês, a 49,7. A queda abaixo da barreira de 50 também sinaliza que a atividade econômica do bloco está se contraindo de forma mais intensa.

Apenas o PMI de serviços da zona do euro recuou de 52 para 51,1 no mesmo período, tocando o menor patamar em seis meses, mas ainda indicando expansão. O consenso da FactSet era de declínio menor, a 51,6.

Já o PMI industrial do bloco diminuiu de 43,4 em junho para 42,7 em julho, atingindo o menor patamar em 38 meses. Neste caso, a previsão era de alta marginal a 43,5.

Reino Unido

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52,8 em junho para 50,7 em julho, atingindo o menor nível em seis meses, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 24, pela S&P Global em parceria com a CIPS. O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam declínio do PMI composto a 52,4.

Apenas o PMI de serviços do Reino Unido diminuiu de 53,7 para 51 5 no mesmo período, igualmente tocando o menor patamar em seis meses. O consenso da FactSet era de queda menor, a 53.

Já o PMI industrial britânico caiu de 46,5 em junho para 45 em julho, atingindo o menor nível em 38 meses. Neste caso, a previsão era de baixa a 46,2.

Leituras do PMI acima da barreira de 50 indicam expansão, enquanto resultados abaixo de 50 apontam contração.

Alemanha: PMI composto recua a 48,3 em julho e sinaliza contração de atividade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 50,6 em junho para 48,3 em julho, atingindo o menor nível em oito meses e ficando abaixo da barreira de 50 que indica contração de atividade, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 24, pela S&P Global.

Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 54,1 para 52 no mesmo período, tocando o menor patamar em cinco meses, mas ainda sinalizando expansão. O resultado também veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam queda a 53 neste mês.

Já o PMI industrial da Alemanha diminuiu de 40,6 em junho para 38,8 em julho, atingindo o menor nível em 38 meses. Neste caso, a previsão da FactSet era de alta a 41,3.

Acompanhe tudo sobre:PMI – Purchasing Managers’ IndexZona do EuroReino UnidoIndústria

Mais de Economia

Coluna: Potenciais impactos da estiagem neste ano no Brasil

Foz do Amazonas: Alcolumbre se reúne com presidente da Petrobras e diz que Ibama 'boicota país'

BC da Argentina faz 7º corte de juros no governo Milei; taxa vai a 35% ao ano

Pré-sal tem recorde de produção em setembro