Economia

PMI da indústria da China acelera inesperadamente em novembro

Dados devem ajudar a aliviar as preocupações de que o excesso de risco financeiro e a poluição possam levar a uma desaceleração mais aguda da economia

China: Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria divulgado nesta quinta-feira foi a 51,8 em novembro (Nelson Ching/Bloomberg)

China: Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria divulgado nesta quinta-feira foi a 51,8 em novembro (Nelson Ching/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 30 de novembro de 2017 às 07h32.

Pequim - O crescimento do setor industrial da China acelerou inesperadamente em novembro, apesar da repressão à poluição do ar e à desaceleração do mercado imobiliário cuja expectativa era de que pesasse sobre a segunda maior economia do mundo.

Os dados favoráveis devem ajudar a aliviar as preocupações, por enquanto, de que a campanha de Pequim para conter o excesso de risco no setor financeiro e sua batalha contra poluição possam levar a uma desaceleração mais aguda do que o esperado na economia da China.

"Muitas pessoas (previam) uma desaceleração cíclica, mas não temos visto isso...parece que o ímpeto atual pode ser sustentado até ao menos o começo do próximo ano", disse Zhou Hao, economista sênior do Commerzbank.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria divulgado nesta quinta-feira foi a 51,8 em novembro, contra 51,6 em outubro.

Ele permaneceu acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo 16º mês seguido. Analistas consultados pela Reuters projetavam queda a 51,4.

Impulsionado por fortes gastos do governo em infraestrutura, um mercado imobiliário resiliente e força inesperada nas exportações, o setor industrial da China tem sido um importante motor do crescimento acima do esperado da economia de quase 6,9 por cento até agora neste ano.

Já a pesquisa sobre o setor de serviços mostrou expansão a um ritmo mais acelerado em novembro, reforçando a visão de que qualquer desaceleração na economia será gradual.

O PMI oficial de serviços subiu a 54,8 de 54,3 em outubro.

Acompanhe tudo sobre:ChinaIndústriaPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor