Economia

Pix registrou novo recorde diário de 227,4 milhões de transações, diz Banco Central

Recorde anterior do Pix foi aconteceu em 5 de julho de 2024, com 224,2 milhões de transações realizadas em um único dia

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 9 de setembro de 2024 às 10h08.

Última atualização em 9 de setembro de 2024 às 11h12.

Tudo sobrePIX
Saiba mais

O Banco Central informou nesta segunda-feira, 8, que o Pix alcançou um novo recorde de transações diárias na sexta-feira, com 227,4 milhões de operações realizadas em um único dia. O total transferido foi de R$ 108,4 bilhões.

O número supera o recorde anterior de 224,2 milhões de transações, registrado em 5 de julho de 2024. O volume financeiro transferido na data foi de R$ 119,4 bilhões.

"Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil", declarou o Banco Central, por meio de nota.

Quando será lançado o Pix Automático?

Além desse marco, o BC também anunciou o lançamento do Pix Automático, previsto para 16 de junho de 2025. Anteriormente, a chegada da nova modalidade estava programada para outubro deste ano.

O serviço permitirá a realização de transferências instantâneas e programadas, similar ao funcionamento do débito automático, facilitando ainda mais a rotina dos usuários.

Essa modalidade poderá ser usada em cobranças como:

  • contas de água e luz
  • escolas e faculdades
  • academias, condomínios
  • parcelamento de empréstimos

Pix Agendado

O Banco Central (BC) mantém o lançamento do Pix Agendado Recorrente para 28 de outubro deste ano. Diferente do Pix Automático, que será destinado apenas a transações entre pessoas jurídicas (com CNPJs ativos), o Pix Agendado Recorrente permitirá a realização de pagamentos recorrentes entre pessoas físicas.

Essa nova modalidade será útil para compromissos financeiros periódicos, como o pagamento de aluguel, serviços de personal trainer, diaristas e terapeutas. Com isso, o BC amplia a flexibilidade do Pix para atender diferentes necessidades de transações no dia a dia, simplificando ainda mais as finanças pessoais.

Acompanhe tudo sobre:PIXDinheiroBanco Central

Mais de Economia

Comissão do Congresso aprova relatório preliminar do Orçamento de 2025

STF volta a discutir se imposto de herança deve incidir sobre previdência privada

Payroll dos EUA vem levemente acima das expectativas com criação de 227 mil empregos

Bancos de Wall Street preveem cortes históricos nas taxas de juros da China em 2025