Economia

PIB dos EUA cresce 2,2% no primeiro trimestre

O crescimento desacelerou em oito décimos percentuais em relação ao trimestre anterior

A despesa dos consumidores, que nos Estados Unidos representa quase 70% da atividade econômica, aumentou 2,9% no trimestre superando as projeções dos analistas (Getty Images)

A despesa dos consumidores, que nos Estados Unidos representa quase 70% da atividade econômica, aumentou 2,9% no trimestre superando as projeções dos analistas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 10h40.

Washington- A atividade econômica dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 2,2% entre janeiro e março, oito décimos percentuais a menos que no trimestre anterior, informou nesta sexta-feira o Departamento de Comércio.

O primeiro dos três cálculos feitos pelo Governo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) trimestral decepcionou os mercados, já que a maioria dos analistas esperava um crescimento de 2,7%.

A despesa dos consumidores, que nos Estados Unidos representa quase 70% da atividade econômica, aumentou 2,9% no trimestre superando as projeções dos analistas.

Apesar da desaceleração que este cálculo inicial demonstra, o primeiro trimestre de 2012 e o último de 2011 marcam o maior período de crescimento do PIB desde que em julho de 2009 os Estados Unidos saíram de sua recessão mais profunda e prolongada em quase oito décadas.

Entre os fatores que diminuíram o ritmo de crescimento econômico entre janeiro e março estão uma diminuição da despesa governamental e um aumento menor dos estoques.

O Federal Reserve informou esta semana que espera que a atividade econômica dos Estados Unidos cresça entre 2,4 e 2,9% este ano, dois décimos percentuais a mais, respectivamente, que nas previsões de janeiro.

Em janeiro, o banco central americano calculou que o PIB cresceria entre 2,8 e 3,2% em 2013, e agora sua previsão é menos otimista com um cálculo de aumento de entre 2,7 e 3,1%. EFE

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Conta de luz fica mais cara em maio, confirma Aneel

WEG vai começar a vender produtos para PMEs da Alemanha após acordos

Classe média sofrerá efeito 'inédito' com IA, dizem vencedores do Nobel de Economia

Brasil está atrasado em automação por causa de juros altos, diz presidente da Abimaq