Economia

Petrobras anuncia redução de preços do gás natural

Atualização nos valores não afeta gás de cozinha, seja em botijões ou a granel

Publicado em 31 de outubro de 2025 às 13h34.

Última atualização em 31 de outubro de 2025 às 14h10.

A Petrobras anunciou que os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão uma redução média de 1,7% a partir deste sábado, 1º de novembro.

A atualização, segundo a estatal, segue os contratos firmados entre a companhia e as distribuidoras, que preveem reajustes trimestrais com base nas variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

De acordo com a Petrobras, o novo cálculo considera uma alta de 2,18% no preço do Brent e uma valorização de 3,83% do real frente ao dólar no período.

A companhia afirmou que, desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras já caiu cerca de 33%.

O preço do gás vai diminuir?

A Petrobras afirmou que o preço final do gás natural ao consumidor não depende apenas do valor cobrado pela estatal.

Entram na conta também o custo de transporte, das distribuidora, as margens de revenda (no caso do GNV, dos postos) e os tributos federais e estaduais.

Além disso, as tarifas ao consumidor final precisam ser aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme a legislação de cada estado.

A Petrobras esclareceu, ainda, que a atualização não se aplica ao GLP (gás de cozinha), seja em botijões ou a granel, apenas ao gás natural canalizado, usado por indústrias, comércios, veículos e residências conectadas à rede.

Acompanhe tudo sobre:GásPetrobras

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo