Economia

Padilha ressalta esforço na Câmara por votação do projeto dos fundos offshore e exclusivo

O ministro destacou que o foco total do governo é pela aprovação das pautas que contribuem para a consolidação da agenda econômica

Na Câmara, o foco é o projeto que tributa fundos offshore e exclusivos (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Na Câmara, o foco é o projeto que tributa fundos offshore e exclusivos (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de outubro de 2023 às 17h45.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve reunido com líderes e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no período da tarde desta segunda-feira, 23, para ajustar as prioridades de votação no Congresso nesta semana. Na Câmara, o foco é o projeto que tributa fundos offshore e exclusivos. No Senado, a pauta fundamental é a das apostas eletrônicas, além da reforma tributária.

"Na Câmara dos Deputados, toda a mobilização do governo para que seja cumprido o acordo estabelecido no conjunto de líderes de votarmos nessa semana o projeto que faz a taxação dos fundos de offshore e exclusivos, dos super ricos. É um recurso importante para gente consolidar esse equilíbrio orçamentário, para investir na educação, na saúde, programas sociais do nosso País" disse Padilha ao deixar a Fazenda.

Evolução da pauta

Segundo o ministro, o relatório do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) sobre os fundos tem acordo pleno e é bem avaliado entre a parte política e econômica do governo, o que faz com que a expectativa seja pela aprovação da proposta. Padilha destacou que o ambiente na Câmara é o mais positivo possível para esta aprovação.

Padilha disse que a expectativa do governo é de que o relatório da reforma tributária seja lido na quarta-feira, 25, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, como já sinalizado pelo relator, Eduardo Braga (MDB-AM).

Ele reiterou que o governo espera que o texto seja aprovado até o final deste ano, já considerando o retorno para a Câmara dos Deputados, após alterações promovidas pelo Senado. Sobre as alterações em curso, como a ampliação do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), Padilha disse que a elevação dos aportes será trabalhada com o relator.

O ministro destacou que o foco total do governo é pela aprovação das pautas que contribuem para a consolidação da agenda econômica e destacou o avanço em pautas de projetos ligados à transição ecológica.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosAlexandre Padilha

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 3,1 bilhões em novembro

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025