O que a Casa da Moeda fabrica além de dinheiro?
Passaportes, selos e medalhas também passam pelas portas da fábrica de reais no Rio de Janeiro
Da Redação
Publicado em 9 de agosto de 2012 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
São Paulo – Nem só de dinheiro vive a Casa da Moeda do Brasil . Além de fabricar as cédulas e as moedas de real que usamos no dia a dia, a empresa com sede no Rio de Janeiro também produz uma série de outros produtos presentes na vida dos brasileiros. A empresa tem três unidades industriais. No Departamento de Cédulas (DECED), o dinheiro “em papel” é impresso. Pelo Departamento de Moedas e Medalhas (DEMOM) passam as moedas do dia a dia e medalhas de premiações especiais. Já no Departamento de Gráfica Geral (DEGER) são fabricados outros produtos gráficos de segurança. Clique nas fotos ao lado e conheça outros produtos, além de moedas e cédulas, fabricados na Casa da Moeda.
Vai viajar para o exterior e não vê a hora de carimbar o passaporte? Pois o documento é um dos produtos que a Casa da Moeda fabrica. O passaporte brasileiro não é um pequeno caderno com papel convencional. Ele tem uma série de símbolos e marcas nas páginas que garantem a autenticidade do documento e por isso tem uma fabricação especial. A Casa da Moeda também cuida de outros documentos, como carteira de trabalho.
Antes de abrir uma boa garrafa de vinho, é bom checar se na tampa há um selo, uma espécie de lacre, que garante a autenticidade dessa ou de outras bebidas alcoólicas. O selo que vai em bebidas fabricadas por aqui também é impresso pela Casa da Moeda.
Cartas e postais não vão a lugar nenhum sem um detalhe importante: o selo. Pois o pequeno papel usado nos documentos enviados pelos Correios também é fabricado pela Casa da Moeda.
Além da identificação pessoal, a parte metalúrgica da Casa da Moeda também fabrica identificação policial. A companhia é responsável por fabricar distintivos usados pela Receita Federal e Polícia Federal. A foto mostra um distintivo da Controladoria Geral da União (CGU) sendo fabricado.
Além do dinheiro, muita gente usa todo dia um dos produtos produzidos na Casa da Moeda, às vezes sem saber. A empresa produz também bilhetes do transporte público. A foto mostra a produção do bilhete magnetizado para metrô e trem da cidade de São Paulo.
Mais lidas
Mais de Economia
Um marciano perguntaria por que está se falando em crise, diz Joaquim Levy sobre quadro fiscalCampos Neto: Piora nas previsões de inflação não é culpa de 'malvados da Faria Lima'Salário mínimo pode ir a R$ 1.521 em 2025 com nova previsão de inflaçãoBNDES e banco da Ásia assinam memorando para destinar R$ 16,7 bi a investimentos no Brasil