Economia

PIB cresce só 1,5% em 2012, diz Credit Suisse - para governo, é "piada"

Banco revisa de 2 para 1,5% crescimento do PIB em 2012. No Rio de Janeiro, Mantega considera previsão uma "piada"

Mantega considera previsão do Credit Suisse uma "piada" (Paulo Whitaker/Reuters)

Mantega considera previsão do Credit Suisse uma "piada" (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2012 às 19h28.

Priorizar nos meus resultados Google

Sâo Paulo - O banco Credit Suisse reduziu de 2 para 1,5% a estimativa de crescimento da economia brasileira em 2012. O número é inferior à projeção do restante do mercado, atualmente em 2,3%, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, rebateu a previsão ainda nesta quinta-feira, dizendo rapidamente a jornalistas no Rio de Janeiro que a considera uma “piada”.

Em relatório, o Credit Suisse aponta que a estimativa é ainda muito “sensível aos dados correntes”. Para 2013, a expansão do PIB deve ser de 4%, segundo o banco.

De acordo com a instituição, a revisão para 2012 reflete a diminuição da produção industrial em abril, que levou o banco a rever a expectativa de crescimento da economia no segundo trimestre de 0,8% para 0,5%. “Projetamos baixo crescimento dos investimentos e da indústria em 2012”, diz o relatório.

A previsão é que a expansão do PIB industrial fique em 0,6%, aliada a retração da agropecuária em 1,8% e consumo das famílias se elevando em 4,1%.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoIndústriaPIB

Mais de Economia

Aneel mantém bandeira verde: entenda o que isso muda na sua conta de luz

Desemprego cai a 5,2% no Brasil, menor taxa para um 3º trimestre desde 2012

CBS de 11,3% surpreende e acende alerta para IVA de 30%, dizem tributaristas

Gasolina, diesel e gás de cozinha mais caro em 2027; veja qual será a alta e impacto no IPCA