Economia

Indústria ainda opera abaixo do patamar de 2011

Apesar da alta em relação à janeiro, comparando apenas fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado, houve queda de 3,9%

Na comparação dos dois primeiros meses de 2012 com o mesmo período de 2011, 15 das 27 atividades tiveram queda na produção, com destaque para os veículos (Germano Lüders/EXAME.com)

Na comparação dos dois primeiros meses de 2012 com o mesmo período de 2011, 15 das 27 atividades tiveram queda na produção, com destaque para os veículos (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2012 às 11h43.

Rio de Janeiro – A produção industrial brasileira cresceu 1,3% de janeiro para fevereiro, com altas registradas em 18 das 27 atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, a indústria ainda opera bem abaixo do patamar de 2011. Comparando apenas fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado, houve queda de 3,9%.

Quando analisados os dois primeiros meses deste ano, a indústria acumula uma redução de 3,4%, na comparação com o mesmo período de 2011. “Essa recuperação [da indústria em fevereiro, em relação a janeiro] não suplanta ainda o patamar histórico da série. Neste momento, a indústria encontra-se 3,4% abaixo do seu ponto mais elevado, que foi alcançado justamente no final do primeiro trimestre do ano passado, quando a indústria vinha em um ritmo mais intenso de produção”, disse o pesquisador do IBGE, André Macedo.

No primeiro semestre de 2011, a indústria havia tido um aumento de 1,7% na produção, em relação ao mesmo período de 2010. No terceiro trimestre do ano passado, foi registrada uma estabilidade. Já no último trimestre de 2011, houve uma queda de 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na comparação dos dois primeiros meses de 2012 com o mesmo período do ano passado, 15 das 27 atividades tiveram queda na produção, com destaque para veículos automotores (-27,6%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (-20,9%). Já entre as 12 atividades com aumento na produção, destacam-se outros produtos químicos (6,9%) e refino de petróleo e álcool (6,2%).

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEstatísticasIBGEIndústria

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor