Economia

EUA pedem a líderes que se comprometam com a Grécia, diz FT

O governo americano está pressionando líderes da zona do euro para que se comprometam mais com o novo governo da Grécia, segundo o Financial Times


	Euro: teme-se que o impasse entre gregos e União Europeia possa prejudicar a economia global
 (unkas_photo/ThinkStock)

Euro: teme-se que o impasse entre gregos e União Europeia possa prejudicar a economia global (unkas_photo/ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2015 às 16h51.

WASHINGTON - O governo do presidente dos EUA, Barack Obama, está pressionando os líderes da zona do euro para que se comprometam mais com o novo governo da Grécia, uma vez que vem crescendo o temor de que o impasse entre gregos e União Europeia possa prejudicar a economia global, disse o Financial Times em reportagem publicada neste domingo.

O lobby norte-americano acontece em um momento no qual Bruxelas e Washington se preocupam cada vez mais com a postura firme e linha-dura de alguns membros da zona do euro, especialmente a Alemanha, pressionando a Grécia a seguir adotando a política de austeridade, com cortes no orçamento como o restante da União Europeia, segundo a reportagem, que citou funcionários da adminstração da União Europeia e do governo dos EUA.

"Nós avisamos todas partes que é necessário comprometimento de todo mundo", teria dito um funcionário do governo norte-americano, segundo o Financial Times. "Existem limites para quanta austeridade uma sociedade pode aguentar." Uma delegação norte-americana está se dirigindo a Atenas, liderada pelo secretário do Tesouro para a Europa, Daleep Singh, segundo o jornal.

O temor ocorre devido às políticas radicais de esquerda do recém-empossado primeiro-ministro Alexis Tsipras, contrárias às medidas de austeridade impostas no país como parte do pacote de resgate financeiro de 2010. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaPiigsGréciaCrise gregaZona do Euro

Mais de Economia

Governo prevê alta das exportações de petróleo em 2026, diz Alckmin

Veja os 10 países que mais importaram produtos do Brasil em 2025

Balança comercial tem superávit de US$ 68,3 bilhões em 2025, queda de 7,9%

EUA e mais de 100 países chegam a acordo sobre imposto mínimo global com a OCDE