Economia

Produção de algodão deve cair 24% este ano

Preços baixos no mercado internacional e custos elevados de produção prejudicarão a safra, diz IBGE

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h34.

Os preços nada atraentes do algodão devem atrapalhar a safra brasileira deste ano. Estudo divulgado nesta quinta-feira (5/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê uma queda de 24% na produção. Além da baixa cotação do algodão no cenário internacional, os produtores também têm de lidar com os altos custos que esse tipo de cultura exige (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre os problemas do setor agrícola).

Apesar da queda expressiva prevista para o algodão, no geral a colheita brasileira deve ser positiva em 2006. De acordo com o IBGE que pesquisou 11 produtos a próxima safra será 13,2% maior do que a de 2005.

Se as previsões estiverem certas, o Brasil poderá reverter o mau resultado de 2005, quando o país viu sua safra cair 5,5%. No total, foram colhidos 112,7 milhões de toneladas.

Os destaques de 2006 ficarão por conta do feijão, cuja colheita deve crescer 29% e do milho, que deve ter um aumento de 27%. O pior desempenho deve ser mesmo do algodão e do amendoim, com queda prevista de 17%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo publica norma que suspende todos os acordos entre INSS e associações

Lupi defende fim de desconto automático na folha de aposentados para evitar fraudes

Aneel adia novamente reajuste nas contas de luz da Light após diretoria prolongar análise

Regulação do vale-refeição e do vale-alimentação é de alçada do Ministério do Trabalho, diz Galípolo