PIB pode ameaçar permanênca de Palocci no cargo, diz FT
Para Financial Times, se resultado do PIB vier fraco como se espera, ministro da Fazenda vai para a linha de tiro mais uma vez
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h26.
Toda vez que o ministro da Fazenda aparenta fragilidade por causa de acusações de corrupção ou críticas aos rumos que imprimiu à economia, Antonio Palocci recupera prestígio com seu modo paciente, polido e atencioso de dar explicações a senadores, deputados e jornalistas.
Mas esta semana pode trazer uma nova ameaça à permanência de Palocci no governo. Sai o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) relativo ao terceiro trimestre, e se o resultado for nulo ou negativo, o ministro vai precisar de muito mais do que lábia e diplomacia para deter nova onda de especulações sobre seu desembarque do governo.
Reportagem do jornal britânico Financial Times deste domingo (27/11) afirma que a resistência da economia brasileira diante do escândalo político, das altas taxas de juros e da "moeda mais forte do mundo" pode estar chegando a um fim.
A economia cresceu durante oito trimestres consecutivos até o final de junho, mas muitos analistas dizem que os números para o terceiro trimestre vão mostrar estagnação, na melhor das hipóteses, afirma a reportagem. Uma economia em deterioração vai recolocar Palocci, "campeão da austeridade", na linha de tiro, diz o jornal.