Economia

MPs do setor elétrico recebem 120 emendas

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), relator da medida provisória (MP) 144/03 que altera as regras de comercialização da energia elétrica, apresentou à Câmara o Projeto de Lei de Conversão que, se aprovado, transformará a MP em lei. Segundo o relator, embora tenham sido apresentadas 766 emendas, apenas 259 delas não eram coincidentes e, destas, ele […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), relator da medida provisória (MP) 144/03 que altera as regras de comercialização da energia elétrica, apresentou à Câmara o Projeto de Lei de Conversão que, se aprovado, transformará a MP em lei. Segundo o relator, embora tenham sido apresentadas 766 emendas, apenas 259 delas não eram coincidentes e, destas, ele acatou total ou parcialmente 120.

A votação da MP estava em andamento no Plenário da Câmara até o fechamento desta reportagem.

Entre as principais novidades introduzidas, estão a exclusão do Programa Nacional de Desestatização (PND) das empresas federais do setor - como a Eletrobrás, a Eletronorte e a Chesf - e a possibilidade de compra e venda de energia elétrica para entrega futura em operações que poderão ser financiadas pelos bancos até o final deste ano.

Também foram incluídas no projeto a previsão de criação de um Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), para acompanhar e avaliar a segurança do suprimento de energia, e a possibilidade de prorrogação das concessões de geração de energia elétrica anteriores à edição da MP. A prorrogação era eliminada no texto original do Executivo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame