Comércio: o indicador entrou no território negativo em julho e, desde então, não saiu mais. Em vez disso, acelerou a queda (Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2015 às 12h56.
São Paulo - O movimento do comércio brasileiro caiu 2,2% nos 12 meses encerrados em outubro deste ano em relação aos 12 meses anteriores, informou a Boa Vista SCPC, na série sem ajuste sazonal.
O cálculo é feito com base no número de consultas que empresas do varejo fizeram à base de dados da instituição, que reúne informações dos consumidores.
No acumulado do ano até outubro, o movimento recuou 2,6% em relação a igual período do ano passado, também na análise sem ajuste. Já na comparação entre outubro e setembro, houve alta de 0,4%, dessa vez com ajuste sazonal.
O indicador entrou no território negativo em julho e, desde então, não saiu mais. Em vez disso, acelerou a queda.
Em nota, a Boa Vista SCPC atribui a piora do movimento a fatores macroeconômicos como elevação dos juros, aumento do desemprego e inflação, que afetam "de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor".
"O ano de 2015 deverá marcar a atividade varejista como um ano recorde na diminuição das vendas, efeito que provavelmente se estenderá também para 2016", afirma a instituição.
Dentre os setores, o de Móveis e Eletrodomésticos apresentou baixa de 4,3% nos 12 meses até outubro.
Em relação a setembro, houve alta de 4,0%. A categoria Tecidos, Vestuários e Calçados caiu 3,9% em 12 meses e registrou retração de 1,9% na comparação com setembro.
A atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas caiu 1,3% em 12 meses e ficou estável no mês.
Por último, Combustíveis e Lubrificantes teve queda de 1,9% em um ano e apresentou baixa de 0,4% na variação mensal.