Economia

Meirelles prevê aumento de arrecadação tributária de 45 bi

Ministro da Fazenda afirmou em entrevista à revista Veja que espera crescimento da economia além do estimado

Henrique Meirelles:  Ministro da Fazenda disse acreditar ser possível alcançar a meta sem aumentar impostos (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Henrique Meirelles: Ministro da Fazenda disse acreditar ser possível alcançar a meta sem aumentar impostos (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2016 às 10h29.

Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em entrevista à revista Veja deste fim de semana que o governo prevê um aumento da arrecadação tributária de 45 bilhões de reais, diante da expectativa de um crescimento da economia além do estimado. O governo tem um buraco de 55 bilhões a ser preenchido para alcançar a meta de déficit primário em 2017 de 139 bilhões do governo central (governo federal, Banco Central e Previdência).

Na entrevista, o ministro disse acreditar ser possível alcançar a meta sem a necessidade de aumento de impostos, mas reafirmou que a posição pode ser alterada mais adiante. Na quarta-feira, o governo federal elevou sua projeção de crescimento econômico em 2017 para 1,6%, ante 1,2%, mas não quantificou o impacto dessa melhora na arrecadação.

Acompanhe tudo sobre:Carga tributáriaeconomia-brasileiraExecutivos brasileirosHenrique MeirellesMinistério da FazendaPersonalidades

Mais de Economia

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024

IPCA acelera, vai a 0,52% em dezembro e fecha 2024 em 4,83%, acima da meta de inflação