Economia

Milionários se unem Gates para doar metade de sua fortuna

Já são 81 os americanos que assumiram o compromisso filantrópico

O compromisso foi firmado em junho de 2010 por iniciativa de Buffett e Gates (Ethan Miller/Getty Images)

O compromisso foi firmado em junho de 2010 por iniciativa de Buffett e Gates (Ethan Miller/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 21h56.

Nova York - Doze bilionários se juntaram nesta quinta-feira a uma iniciativa criada há dois anos por Bill Gates e Warren Buffett, que se comprometeram a doar pelo menos metade de suas fortunas para a filantropia.

Com isso, já são 81 os americanos que assumiram o compromisso. ''É maravilhoso que estas doze famílias tenham se unido ao projeto'', disse Buffet, cofundador da ''Giving Pledge'' (''Compromisso de Doar'').

O proprietário do grupo Berkshire Hathaway acrescentou que os doze bilionários, entre os quais figuram nomes como Bill e Karen Ackman, Steve Bing, Elon Musk e John Michael Sobrato, ''têm origens diferentes mas compartilham o desejo de ver mudanças positivas no mundo''.

O compromisso foi firmado em junho de 2010 por iniciativa de Buffett e Gates, e desde então 81 bilionários decidiram participar, como o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o fundador de Facebook, Mark Zuckerberg, e o herdeiro David Rockefeller.

''A filantropia é uma forma de agradecer as oportunidades que tive em minha tentativa pessoal de perpetuar o sonho americano, já que comecei minha carreira sem nada, e trinta anos depois estou em posição de devolver a sociedade as oportunidades que ela me deu'', afirmou Glenn Dubin, um dos novos participantes da iniciativa e diretor de uma companhia de administração de capitais.

''Ao longo dos anos, os ganhos emocionais e psicológicos que os atos de caridade me deram foram enormes, quanto mais faço pelos demais, mais feliz sou'', afirmou outro dos signatários da iniciativa, o investidor Bill Ackman.

As doações de pessoas físicas nos EUA aumentaram 2,7% em 2011 e somaram US$ 211 bilhões. 

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesDoaçõesEmpresáriosgrandes-investidoresMicrosoftMilionáriosPersonalidadeswarren-buffett

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor