Economia

Mercosul e União Europeia retomam negociações

Montevidéu - O embaixador brasileiro junto ao Mercosul, Régis Arslanian, anunciou nesta segunda-feira em Montevidéu que foram oficialmente reiniciadas as negociações entre o Mercosul e a União Européia. Os parlamentares brasileiros estão da capital uruguaia para reunião mensal do Parlamento do Mercosul (Parlasul). De acordo com o embaixador, o Brasil, em nome dos países do Mercosul, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Montevidéu - O embaixador brasileiro junto ao Mercosul, Régis Arslanian, anunciou nesta segunda-feira em Montevidéu que foram oficialmente reiniciadas as negociações entre o Mercosul e a União Européia. Os parlamentares brasileiros estão da capital uruguaia para reunião mensal do Parlamento do Mercosul (Parlasul).

De acordo com o embaixador, o Brasil, em nome dos países do Mercosul, apresentou aos europeus a proposta de tarifa zero na venda de quase 90% de seus produtos, incluindo os do setor automotivo. Ainda pela proposta, os países do bloco europeu poderiam participar de licitações para compras governamentais em nível federal nos países do Mercosul.

A União Europeia, por sua vez, teria oferecido ao Mercosul preferência tarifária em 95% dos produtos negociados. Mas o Mercosul quer mais: de acordo com Arslanian, o Brasil pediu o aumento das cotas de carne, frango, açúcar, etanol, enfim, da maioria de produtos agrícolas que o bloco pode exportar para a Europa.

Uma primeira reunião para discutir os termos do acordo deverá acontecer ainda sob a presidência argentina do Mercosul, ou seja, antes de julho. O embaixador se disse otimista. Ele ressaltou que, se o entendimento for possível, será o maior acordo de livre comércio do mundo. "Há disposição política, tanto da parte deles quanto de nossa parte, para que se possa chegar a um acordo de livre comércio importante", disse Arslanian.

Leia mais notícia sobre União Europeia

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorEuropaNegociaçõesUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor