Economia

Mercado está de olho no dólar e no PIB

A semana que encerra o mês de agosto foi a que mais teve boas notícias para o mercado que reagiu e, ao que tudo indica, fechará o período mais tranqüilo. Ontem, o dólar fechou em baixa de 1,44% -- depois que o Banco Central conseguiu rolar 90% de uma dívida de 1,6 bilhões de reais […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

A semana que encerra o mês de agosto foi a que mais teve boas notícias para o mercado que reagiu e, ao que tudo indica, fechará o período mais tranqüilo.

Ontem, o dólar fechou em baixa de 1,44% -- depois que o Banco Central conseguiu rolar 90% de uma dívida de 1,6 bilhões de reais que venceria na próxima segunda-feira -- e a Bolsa de Valores de São Paulo teve sua terceira alta consecutiva (0,72%) operando, inclusive, descolada de Wall Street, que teve queda de 0,27%.

Apesar dos bons ventos, o mercado está atento, hoje (30/08) com a movimentação dos compradores de dólares: segunda-feira é feriado nos Estados Unidos e há o receio de que as instituições financeiras, por medida de garantia, comprem um grande volume da moeda americana e interfiram em seu preço.

Atenção também para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre pelo IBGE. A expectativa do mercado é que o resultado seja positivo e indique aceleração da economia. Pela análise do CSFB, o índice será por volta de 1,3% -- crescimento sobre o mesmo período do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre desde ano, a projeção de crescimento é de 0,5%. A aceleração frente aos 0,7% registrados no primeiro trimestre do ano deve-se basicamente ao aumento na produção agrícola e na indústria extrativa mineral , diz o CSFB.

Também acontece hoje a segunda etapa do leilão de NTN-Cs (títulos públicos indexados ao IGP-M). O governo ofertará até 1,25 bilhão de reais em papéis com vencimentos em 01/04/2008 e 01/04/2021 para troca por dívida securitizada e liquidação financeira em 02/09/2002. Fica a critério do Tesouro Nacional estabelecer os volumes a serem vendidos de cada título. O volume total das duas etapas não pode ultrapassar 1,5 bilhão de reais.

Indicadores internacionais

Nos Estados Unidos serão divulgados o índice de confiança (da Universidade de Michigan) do mês de agosto (o consenso do mercado é que fique em 88 pontos) e a renda pessoal de julho (expectativa de crescimento de 0,3%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara aprova texto-base do projeto que reonera a folha de pagamentos a partir de 2025

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ