Mercado eleva previsão de Selic em 2010 a 10,75%

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado brasileiro elevou a previsão para a taxa Selic em 2010, para 10,75 por cento, ante projeção de 10,63 por cento na semana anterior, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O mercado projeta uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 de 0,23 por cento, ante previsão na semana anterior de queda de 0,26 por cento.

O prognóstico para 2010 aponta crescimento de 5 por cento, ligeiramente abaixo do cenário anterior de 5,03 por cento.

Para a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, a estimativa das instituições financeiras é de 4,29 por cento, contra 4,31 por cento na semana anterior. O cenário da inflação para 2010 permaneceu apontando taxa de 4,5 por cento.

A meta do IPCA deste ano e do próximo tem centro em 4,5 por cento e tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

(Por Vanessa Stelzer)

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.