Economia

Meirelles minimiza parecer da PGR sobre PEC do teto

Ministro da Fazenda atribuiu pouca importância ao parecer da PGR que classificou a PEC do teto de gastos como inconstitucional


	Henrique Meirelles demonstra otimismo sobre a aprovação da PEC do teto de gastos no Congresso
 (Paulo Whitaker / Reuters)

Henrique Meirelles demonstra otimismo sobre a aprovação da PEC do teto de gastos no Congresso (Paulo Whitaker / Reuters)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 8 de outubro de 2016 às 18h42.

Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, minimizou o parecer da Procuradoria-geral da República (PGR) sobre a PEC do teto de gastos públicos. Na sexta-feira (7), a PGR classificou a proposta como inconstitucional. Meirelles não acredita que o parecer poderá atrapalhar a possível aprovação do texto-base da PEC no Congresso. 

"É um direito legítimo de todos manifestarem a sua opinião e defender os seus interesses", afirmou Meirelles, acrescentando que o debate é legítimo e parte do processo democrático.

Além disso, o ministro da Fazenda disse que a PEC é uma proposta correta, que contempla todos os poderes igualmente e não deixa nenhuma possibilidade de qualquer interferência do Executivo em um poder específico. Para ele, o governo tem trabalhado para fazer esclarecimentos aos parlamentares, aos diversos poderes e à sociedade e mostrar que a aprovação da proposta é essencial para que o Brasil volte a crescer.

Meirelles não demonstrou preocupação com a possibilidade de faltar quórum para a votação da PEC na Câmara dos Deputados na próxima semana.

"A expectativa neste momento que tenho ouvido das lideranças políticas com que temos conversado é que haverá quórum. Estou aqui em Washington e não tenho seguido o dia a dia em Brasília, mas o nosso contato com área política do governo é que, inclusive vai haver um jantar no Alvorada no domingo e a expectativa é que haverá quórum", afirmou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:CongressoExecutivos brasileirosHenrique MeirellesMinistério da FazendaPEC do TetoPersonalidades

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor