Economia

Mantega: PIB de 2011 deve ficar pouco abaixo de 3,7%

Mantega destacou que o País tem hoje o sexto maior PIB do mundo, passou o Reino Unido e em breve vai superar a economia francesa

Sobre o crescimento nulo do PIB, Mantega disse que, no momento, não há medidas que o governo avaliando (Marcello Casal Jr/ABr)

Sobre o crescimento nulo do PIB, Mantega disse que, no momento, não há medidas que o governo avaliando (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 16h18.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo vai perseguir, em 2012, uma taxa de crescimento de 4,5% a 5%, repetindo o mesmo cenário traçado hoje pela presidente Dilma Rousseff. Em palestra para alunos do Curso Estado de Jornalismo Econômico, organizado em conjunto pelas redações do Estadão e da Agência Estado, o ministro disse, contudo, que a economia, neste ano, deverá crescer um pouco abaixo da taxa projetada pela Fazenda, de 3,7%.

"O importante é o dinamismo da economia, que vem mostrando, de 2003 a 2010, crescimento ano a ano do PIB. A média de expansão no período foi de 4% ao ano, compensando inclusive o ano de 2009, que apresentou crescimento baixo", lembrando que antes o PIB crescia a uma média de 2% ao ano. Segundo Mantega, uma pergunta frequente é se o Brasil está preparado para enfrentar a crise. "O Brasil está até mais preparado do que em 2008 para enfrentar a crise", disse o ministro.

Ele acrescentou que o País tem hoje o sexto maior PIB do mundo, passou o Reino Unido e em breve vai superar a economia francesa. "É uma economia respeitável. Só perde em termos de taxa de crescimento para o PIB da China", disse Mantega.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoGuido MantegaIndicadores econômicosPersonalidadesPIBPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado