Economia

Mantega nega erros ou manipulação em boletim do ministério

São Paulo - O ministro Guido Mantega afirmou hoje (12) que não há erros ou manipulação de dados em boletim econômico divulgado na última terça-feira (10) pelo Ministério da Fazenda. Segundo matéria do jornal Folha de S.Paulo, publicada hoje, o documento apresentou números errados, que inflaram os feitos do governo Lula e subestimaram os resultados […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

São Paulo - O ministro Guido Mantega afirmou hoje (12) que não há erros ou manipulação de dados em boletim econômico divulgado na última terça-feira (10) pelo Ministério da Fazenda. Segundo matéria do jornal Folha de S.Paulo, publicada hoje, o documento apresentou números errados, que inflaram os feitos do governo Lula e subestimaram os resultados da gestão anterior.

"Queria dizer que a informação que está na primeira página do jornal está errada, que nós manipulamos dados. Nós não costumamos manipular dados", disse o ministro, em rápida entrevista coletiva concedida esta tarde em São Paulo.

O ministro ressalvou, no entanto, que um dos quadros apresentados no boletim sobre superávit primário trazia o texto da legenda diferente do material gráfico."Poderemos dizer que teve um problema, embora o texto esteja correto e o gráfico também, o texto se refere ao governo como um todo e o gráfico somente ao governo central".

Durante a entrevista o ministro disse diversas vezes que desafiava qualquer matemático a mostrar erros nos dados divulgados. Mantega afirmou, entretanto, que o Ministério da Fazenda não era "infalível" na divulgação dos dados.

"O boletim tem mais de 130 planilhas e eventualmente pode até ter um erro". Perguntado se a forma de apresentação dos dados não estaria beneficiando o governo Lula em detrimento das gestões anteriores, Mantega declarou que a realidade é que é positiva para a atual administração. "Não é o boletim que valoriza o governo Lula, é a realidade que valoriza".

Leia mais sobre Guido Mantega

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Eleiçõesgestao-de-negociosGuido MantegaMídiaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosResultadoServiços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor