Economia

Mais da metade das empresas está inadimplente, diz Serasa

O número de companhias negativadas -cujas dívidas somam 105,6 bilhões de reais- é o maior já registrado pela entidade desde que começou a medição em 2015


	Inadimplência: "A grande maioria das empresas negativadas são pequenas e médias e concentram a maior parcela da geração de empregos no Brasil"
 (AlexKalina/Thinkstock)

Inadimplência: "A grande maioria das empresas negativadas são pequenas e médias e concentram a maior parcela da geração de empregos no Brasil" (AlexKalina/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2016 às 15h11.

Rio de Janeiro - O número de companhias inadimplentes chegou a 4,4 milhões em abril, de um total de cerca de 8 milhões em operação no Brasil, mostraram dados da Serasa Experian divulgadas nesta sexta-feira, que revelam o tamanho da crise econômica que o país enfrenta.

O número de companhias negativadas -cujas dívidas somam 105,6 bilhões de reais- é o maior já registrado pela entidade desde que começou a medição em 2015.

Em junho de 2015, eram 3,8 milhões de empresas inadimplentes. "A grande maioria das empresas negativadas são pequenas e médias e elas concentram a maior parcela da geração de empregos no Brasil. A falta de caixa para honrar as dívidas também impacta o pagamento de salários, o que ajuda a engrossar as taxas de desemprego", disse o Serasa, em nota.

Em média, depois de 60 dias com débitos em atraso, a empresa já é negativada nos birôs de crédito, segundo a entidade.

O estudo mostra que 45,2 por cento das empresas inadimplentes são comerciais (comércio de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), 45 por cento são de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros) e 8,9 por cento indústrias.

O economia brasileira está há cinco trimestres em contração, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referentes ao primeiro trimestre deste ano. 

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 3,1 bilhões em novembro

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025