Economia

Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico de SP, é o entrevistado da EXAME desta sexta

Entre os temas da entrevista estarão o desafio para melhorar a produtividade do trabalhador brasileiro e o cenário para os MEIs, além de detalhes dos principais projetos da secretaria, como SP Produz e Qualifica SP

Publicado em 5 de julho de 2024 às 11h49.

Última atualização em 14 de agosto de 2024 às 13h58.

Os programas, resultados e desafios para São Paulo avalancar o desenvolvimento econômico do estado serão abordados com Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta sexta-feira, 5, às 15h, em entrevista exclusiva ao programa Macro em Pauta, da EXAME. O programa terá trasmissão ao vivo pelo canal do YouTube da EXAME.

Entre os temas da entrevista estarão o desafio para melhorar a produtividade do trabalhador brasileiro e o cenário para os MEIs, além de detalhes dos principais projetos da secretaria, como SP Produz e Qualifica SP. 

Em dois anos de gestão Tarcísio, o governo de São Paulo conseguiu captar R$ 350 bilhões junto à iniciativa privada. Outro resultado, do primeiro trimestre do ano, mostra que São Paulo bateu recorde na abertura de empresas com 83 mil novos negócios. Este número é 10,6% maior em comparação aos três primeiros meses de 2023. Já o saldo líquido aumentou em 13,4%, com 48,5 mil empresas.

A entrevista será conduzida por André Martins, repórter de Brasil e economia na EXAME, e Luciano Pádua, editor de macroeconomia da EXAME.

Quem é Jorge Lima?

Engenheiro mecânico, formado pela PUC (MG), trabalhou na Sudecap e na Vale. Foi diretor-executivo da Cushman Wakefield.

A partir de 1995, atuou como CEO de diversas grandes empresas em diferentes segmentos, entre elas: Semco Johnson Controls, SMV (Facilites), Semco Serviços Integrados (holding com negócios nos segmentos de RH, BPO, tecnologia, serviços financeiros e alavancagem de negócios), ISS Service Systems, AGV Logística, BRF Latam , JSL Logística e Semco Partners (holding com negócios nos segmentos de educação, hotel, real estate, consultoria, construção, energia, e serviços financeiros).

Em 2022, trabalhou como assessor especial do então ministro da Economia Paulo Guedes. Atualmente é sócio e vice-presidente de Estratégias e Negócios do Grupo H, presidente do Conselho Internacional do Brasil Export e membro de diversos conselhos de empresas.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Tarcísio Gomes de Freitas

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto