Economia

Maçã da China ameaça competitividade da produção nacional

O Brasil é o 12º maior produtor, embora a maçã seja a terceira fruta mais consumida no país


	Produtores brasileiros de maçã temem perder mercado com o provável acordo fitossanitário com a China
 (Arquivo/Agência Brasil)

Produtores brasileiros de maçã temem perder mercado com o provável acordo fitossanitário com a China (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2015 às 18h13.

Brasília - A possibilidade de o Brasil fechar acordo fitossanitário com a China para importação de maçã do país asiático provocou reação imediata de produtores nacionais da fruta.

Ameaçados por eventual perda de mercado, eles mostram preocupação com a possível entrada de novas pragas em território brasileiro, um ano apenas após a erradicação da Cydia pomonella, que, por mais de 20 anos, atacou pomares da Região Sul, onde predomina a produção de maçãs.

A análise é do assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Eduardo Brandão Costa, que ontem (6( participou de audiência pública com representantes do setor na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados.

Segundo Costa, o debate mobilizou entidades representativas do segmento, além de autoridades municipais, estaduais e federais. Todos estão preocupados com o futuro de uma cultura com forte influência na economia dos estados do Sul, nos quais gera 195 mil empregos diretos e indiretos.

Isso, apesar de a atividade ter reduzido a área de plantio nos últimos anos, pois os produtores alegam margens de lucro cada vez mais estreitas.

De acordo com Eduardo Brandão, a maçã chinesa pode entrar no Brasil com preço menor que o da fruta nacional. Maior produtor de maçãs, a China responde por metade da oferta mundial.

O Brasil é o 12º maior produtor, embora a maçã seja a terceira fruta mais consumida no país, depois da laranja e da banana, informou Moisés Albuquerque, diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioComércio exterioreconomia-brasileiraFrutasgestao-de-negociosprodutividade-no-trabalhoSaúde e boa forma

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor